Ecológicos


ROTEIROS PEDAGÓGICOS

PARQUE NATURAL DO CARAÇA (RPPN)

Visitar o Caraça é ir de encontro à arte, história, natureza e religiosidade. A visita concilia educação ambiental, preservação da natureza e sustentabilidade. Um paraíso preservado no Contraforte da Serra do Espinhaço, abriga espécies endêmicas da nossa fauna e flora, além de espécies ameaçadas de extinção.

Áreas do conhecimento: Biologia, Geografia, História, Ciências e Arte.

CIRCUITO DAS GRUTAS / ROTA LUND

Entender como se formou as Grutas da APA Cárstica de Lagoa Santa, além da contemplação dos espeleontemas raríssimos, encontrados na Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas e a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo. Berço da paleontologia brasileira, a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa abriga uma monumental coleção do pesquisador Dinamarquês Peter Lund, integrando o Parque Estadual do Sumidouro.

Áreas do conhecimento: História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Artes.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ROLA MOÇA

Um dos maiores Geoparques urbanos de Minas Gerais, abriga uma diversificada fauna de aves, mamíferos, répteis, além de uma vegetação totalmente adaptada ao ambiente de campos ferruginosos da região. O parque tem sua importância da formação de nascentes que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte. Conceito nas áreas de Geografia, Ciências e História são bastante explorados no trabalho de campo ao parque.

CORDISBURGO - CAMINHADA ECO LITERÁRIA - CAMINHOS DO SERTÃO

VISITA À GRUTA DO MAQUINÉ E MUSEU CASA DE GUIMARÃES ROSA

 

Uma caminhada com os alunos pelas trilhas do Sertão Mineiro, narrando e declamando contos e poesias de trechos das principais obras do escritor João Guimarães Rosa.

“Pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas de repente bonito” – com essa frase singela, Guimarães Rosa descreveu sua cidade natal no discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Isso aconteceu dia 16 de novembro de 1967. Três dias depois, o escritor faleceu inesperadamente. O trabalho contempla a visita à Gruta do Maquiné e ao Museu Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo. 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ​

Conhecer a Serra do Cipó é uma opção para amantes da natureza, possibilitando desfrutar de belíssimas cachoeiras como a Véu da Noiva, da ACM, Cachoeira Grande, Serra Morena, Cachoeira Dourada em São José da Serra, além de caminhadas pelo Parque Nacional da Serra do Cipó (IBAMA). Visita à estátua do Juquinha com uma ampla visão dos campos rupestres da Serra e caminhada pela Trilha dos Escravos. No vilarejo de São José, desfrutar de uma autêntica comida da Serra, torna-se irresistível. O lugar possui inúmeros atrativos de lazer, artesanato e restaurantes. 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA (BARÃO DE COCAIS COM TREM DA VALE)

 

Um dos sítios arqueológicos de maior destaque no Estado de Minas Gerais, impressiona pela localização cenográfica e pelo enorme painel que abriga ao menos 122 pinturas rupestres, com datação estimada em 7 mil anos. Localizado a aproximadamente 3,5 Km da sede de Cocais, distrito de Barão de Cocais.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA / FURNAS​

Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca D'Anta, Hidrelétrica de Furnas e Passeio pelo Lago de Furnas​

Visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra, Cachoeira Casca d’Anta em São José do Barreiro, parte alta do Rio São Francisco – IBAMA em São José do Barreiro, à Hidrelétrica de Furnas, Trilha Interpretativa “Trilha do sol” em Capitólio, Fazenda de Laticínios em Pimenta, Laboratório do Centro de Medições e Ensaios em Furnas, Fazendas de produção de café e passeio pelo Lago de Furnas em belíssimos crânios contemplam esse riquíssimo trabalho de campo.

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ / PICO DA BANDEIRA - ALTO CAPARAÓ - MG​

Localizado na divisa de MG com ES, é uma das mais belas paisagens do Brasil. Com quase 2.900 metros de altitude, numa caminhada de tirar o fôlego, adeptos da natureza percorrer à pé mais de quatro horas de caminhada até o topo da Serra onde está oficialmente o Pico da Bandeira. Os meses de Junho e Julho são ideias para a escalada devido às baixas temperaturas – o que é comum estar abaixo de 0ºC, num espetáculo de rara beleza. É um verdadeiro teste de resistência.


SOLICITE A VISITA A UM DE NOSSOS COORDENADORES PARA INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Fale Conosco

Estamos prontos para ajudar você a encontrar a melhor opção em turismo pedagógico