Infantis


ROTEIROS PEDAGÓGICOS


SÃO JOÃO DEL REY E TIRADENTES - COM PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA

Conhecer a arquitetura das duas cidades é mergulhar no passado de nossa história. Situada na região dos Campos Vertentes, banhadas pelo Rio das Mortes, São João Del Rei e Tiradentes foi palco de violentas batalhas no século XIX. O cenário não poderia ser melhor do que aquele visto dentro da famosa e antiga Maria-Fumaça; trem que liga as duas cidades históricas. Em Tiradentes, encravada ao pé da Serra de São José, cidade de mesmo nome de um dos mais importantes inconfidentes da nossa história, possui inúmeros atrativos turísticos, culturais e religiosos, como a  imponente Matriz de Santo Antônio.

OURO PRETO E MARIANA - COM PASSEIO DE TREM

Estudar e compreender o Barroco Mineiro, o Arcadismo,  a História da Arte e a Inconfidência Mineira, são os principais objetivos desse rico e cultural trabalho de campo nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Depois de visitar as principais obras do artista Antônio Francisco Lisboa, também conhecido por Aleijadinho, as principais igrejas do nosso Barroco e o Museu da Inconfidência, é hora de pegarmos o trem com destino à antiga e fascinante cidade de Mariana. Atravessamos túneis, vales e cortamos montanhas numa viagem que dura exatamente uma hora. 

Áreas do conhecimento: História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências e Artes.

 

 

 

PARQUE NATURAL DO CARAÇA (RPPN)

Visitar o Caraça é ir de encontro à arte, história, natureza e religiosidade. A visita concilia educação ambiental, preservação da natureza e sustentabilidade. Um paraíso preservado no Contraforte da Serra do Espinhaço, abriga espécies endêmicas da nossa fauna e flora, além de espécies ameaçadas de extinção.

Áreas do conhecimento: Biologia, Geografia, História, Ciências e Arte.

CIRCUITO DAS GRUTAS / ROTA LUND

Entender como se formou as Grutas da APA Cárstica de Lagoa Santa, além da contemplação dos espeleontemas raríssimos, encontrados na Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas e a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo. Berço da paleontologia brasileira, a Gruta da Lapinha em Lagoa Santa abriga uma monumental coleção do pesquisador Dinamarquês Peter Lund, integrando o Parque Estadual do Sumidouro.

Áreas do conhecimento: História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Artes.

CAMINHOS DRUMMONDIANOS - ITABIRA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A proposta “Caminhos Drummondianos” vem com ideia de resgatar a “Velha Itabira”, cidade situada a 105 Km de Belo Horizonte. Através das referências encontrado nas obras de Carlos Drummond de Andrade, procurou-se traçar na cidade os caminhos percorridos, quer em sua especificidade física, quer no seu conteúdo poético, proporcionando àqueles que assim percorrem, uma noção de espaço geográfico vivenciado pelo poeta. 

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Biologia e Literatura.

CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA - INHOTIM

Localizado próximo ao centro da cidade de Brumadinho, é considerado pelos críticos, a principal referência da Arte Contemporânea no Brasil e uma das maiores coleções de espécies botânicas de interesse científico. 

A visita contempla exposições de artistas brasileiros, de renome internacional como Cildo Meireles, Tunga, Adriana Varejão, Lygia Pape, Doris Salcedo, Hélio Oiticica, dentre outros. 

O museu conta com belos jardins projetados pelo grande paisagista Roberto Burle Marx. 

                                                                              Foco em Arte Contemporânea e Meio Ambiente.

EXPLORATÓRIO DE FÍSICA LEONARDO DA VINCI

Localizado em Lagoa Santa, MG, o Exploratório de Física é um museu de ciências interativo voltado para estudantes e professores. Sua proposta é deixar de lado a mera observação dos museus tradicionais e valorizar a interação entre os alunos, os monitores e os equipamentos demonstrados. Assim, os visitantes tem a oportunidade de ver, perceber, e experimentar fenômenos e situações diárias que envolvem a Física: mecânica, cinemática, eletricidade, óptica, magnetismo e astronomia.

INDÚSTRIA DE TECELAGEM - TEAR TÊXTIL - EM PARAOPEBA

Trabalhar as linhas de produção em série de uma grande indústria é o principal objetivo da visita em Paraopeba. Além de conceitos aplicativos à Revolução Industrial, através de um tour à fabrica de tecidos, os alunos entendem todo o processo industrial, desde a chegada dos fardos de algodão, produção dos fios, tinturaria até a tecelagem de várias linhas de tecidos. A visita termina na estação de tratamento de água usada na fábrica.

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ROLA MOÇA

Um dos maiores Geoparques urbanos de Minas Gerais, abriga uma diversificada fauna de aves, mamíferos, répteis, além de uma vegetação totalmente adaptada ao ambiente de campos ferruginosos da região. O parque tem sua importância da formação de nascentes que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte. Conceito nas áreas de Geografia, Ciências e História são bastante explorados no trabalho de campo ao parque.

CORDISBURGO - CAMINHADA ECO LITERÁRIA - CAMINHOS DO SERTÃO

VISITA À GRUTA DO MAQUINÉ E MUSEU CASA DE GUIMARÃES ROSA

 

Uma caminhada com os alunos pelas trilhas do Sertão Mineiro, narrando e declamando contos e poesias de trechos das principais obras do escritor João Guimarães Rosa.

“Pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas de repente bonito” – com essa frase singela, Guimarães Rosa descreveu sua cidade natal no discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Isso aconteceu dia 16 de novembro de 1967. Três dias depois, o escritor faleceu inesperadamente. O trabalho contempla a visita à Gruta do Maquiné e ao Museu Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo. 

CANELA DE EMA ADVENTURE PARK​

 

 

Ecossistema de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, o Canela de Ema possui, além das trilhas interpretativas em belíssimas paisagens, oferece também aos alunos atividades de Arvorismo, Caiaque e Tiroleza – promovendo a superação de limites, auto estima, trabalho em equipe e interatividade, além de proporcionar lazer e recreação.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ​

Conhecer a Serra do Cipó é uma opção para amantes da natureza, possibilitando desfrutar de belíssimas cachoeiras como a Véu da Noiva, da ACM, Cachoeira Grande, Serra Morena, Cachoeira Dourada em São José da Serra, além de caminhadas pelo Parque Nacional da Serra do Cipó (IBAMA). Visita à estátua do Juquinha com uma ampla visão dos campos rupestres da Serra e caminhada pela Trilha dos Escravos. No vilarejo de São José, desfrutar de uma autêntica comida da Serra, torna-se irresistível. O lugar possui inúmeros atrativos de lazer, artesanato e restaurantes. 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA (BARÃO DE COCAIS COM TREM DA VALE)

 

Um dos sítios arqueológicos de maior destaque no Estado de Minas Gerais, impressiona pela localização cenográfica e pelo enorme painel que abriga ao menos 122 pinturas rupestres, com datação estimada em 7 mil anos. Localizado a aproximadamente 3,5 Km da sede de Cocais, distrito de Barão de Cocais.

COMPLEXO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA COM VISITA AO MINEIRÃO​

Cartão postal de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha representa, mundialmente, as propostas de modernidade dos anos 40. A riqueza do complexo arquitetônico atrai milhares de turistas que veem ícones da modernidade nas curvas da Igreja de São Francisco, no Museu de Arte Moderna e na Casa do Baile, construções geradas sob as perspectivas desenvolvidas do prefeito da época, Juscelino Kubitschek.

A obra é projetada pelo gênio criador, Oscar Niemeyer. Marcou profundamente o espaço urbano que se estendeu para além dos limites da cidade projetada. Além disso, os edifícios são          pensados em estreita relação com o entorno, que fornece a moldura natural e a inspiração para os desenhos e as plantas. O tour contempla a visita a um dos estádios de futebol mais importantes do Brasil, o Mineirão. 

MUSEU ABÍLIO BARRETO, COMPLEXO ARQUITETÔNICO DA PRAÇA DA LIBERDADE, PRAÇA DO PAPA, MIRANTE DA CIDADE E PRAÇA DA ESTAÇÃO​

 

O complexo Arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcaram a história de Belo Horizonte. 

A construção da Praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Construída para abrigar a sede do Governo de Minas, os prédios do Palácio do Governo e das principais secretarias do Estado obedecem às tendências da época – estilo eclético com elementos neoclássicos.

VISITA AO ESPAÇO UFMG DO CONHECIMENTO, MUSEU DAS MINAS E DO METAL, MEMORIAL MINAS GERAIS VALE E CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, ALÉM DA BIBLIOTECA PÚBLICA LUIZ DE BESSA.​

Do alto do Parque das Mangabeiras, no Mirante da Cidade, tem-se uma das melhores vistas da capital mineira. Contemplação do Parque, da Serra do Curral, e toda a região metropolitana. Trabalha-se pontos geográficos, região metropolitana, altitude, clima, ocupação do solo, mineração e áreas degradadas e naturais da cidade. O tour por BH, contempla a Praça da Estação, Avenida Afonso Pena, Praça Raul Soares, dentre outros pontos turísticos da cidade.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA / FURNAS​

Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca D'Anta, Hidrelétrica de Furnas e Passeio pelo Lago de Furnas​

Visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra, Cachoeira Casca d’Anta em São José do Barreiro, parte alta do Rio São Francisco – IBAMA em São José do Barreiro, à Hidrelétrica de Furnas, Trilha Interpretativa “Trilha do sol” em Capitólio, Fazenda de Laticínios em Pimenta, Laboratório do Centro de Medições e Ensaios em Furnas, Fazendas de produção de café e passeio pelo Lago de Furnas em belíssimos crânios contemplam esse riquíssimo trabalho de campo.

DIAMANTINA E PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI​

A cidade fica na borda da Serra do Espinhaço, praticamente dividindo as bacias do Rio São Francisco e do Rio Jequitinhonha. Terra dos diamantes, de chica da Silva e de Juscelino Kubitscheck, a cidade respira cultura, poesia e religiosidade. Vários roteiros culturais são oferecidos: visita à casa de Juscelino, casa de Chica da Silva, Caminho dos escravos, visita à Estação Eólica em Gouveia, mina de diamante a céu aberto, centro histórico e a tradicional vesperata de Diamantina

Áreas de conhecimento: História, Geografia, Arte, Língua Portuguesa, Biologia. 

BELO VALE E CONGONHAS ​

Com visita ao Museu de Congonhas e Fazenda Boa Esperança em Belo Vale​

Uma das mais importantes cidades coloniais de Minas Gerais, Congonhas é bastante conhecida pelas obras de Aleijadinho, artista mineiro do período colonial que retrata esculturas dos profetas em pedra sabão, que juntos com os passos da paixão de Cristo, compõe um acervo que é considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade. A basílica de Bom Jesus de Matosinhos é considerada um dos mais belos templos barrocos do Brasil. Em Belo Vale, a visita ao Museu do Escravo e a Fazenda Boa Esperança, possibilitando ao visitante conhecer um pouco do modo de vida dos escravizados nas fazendas dos barões, utensílios de castigos, objetos pessoais, materiais de devoção e de penitência e materiais de uso domésticos, além da arquitetura das fazendas da época.

PETRÓPOLIS (RJ) - CIDADE IMPERIAL​

A bela cidade serrana de Petrópolis teve sua história iniciada quando a caminho de Minas Gerais, Dom Pedro I hospedou-se por ali, em 1822. Desde então, a cidade é referência histórica no país: foi ali o recanto escolhido pela família imperial para passar os verões e fugir do calor da capital.

Visita guiada ao Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Casa Santos Dummont – a encantada, Espetáculo Som e Luz, além a visita ao Condomínio Quitandinha e ao Palácio de Cristal.

Opcional com visita à cidade do Rio de Janeiro – Museu do Amanhã, Academia Brasileira de Letras, Biblioteca Nacional, Gabinete Real de Leitura, Jardim Botânico, Confeitaria Colombo, Praça XV, Teatro Municipal e o Forte de Copacabana.

PANTANAL MATO-GROSSENSE​

Maior planície alagada do planeta – uma visita que integra conhecimentos nas áreas da Biologia, Geografia, História, e Educação Ambiental. Interpretação da dinâmica dos rios, ecossistemas de transição entre cerrado e floresta amazônica, que abriga várias espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios – um safari de pura aventura, contemplação e conhecimento. No hotel do SESC Porto Cercado, os alunos têm a oportunidade de conhecer um dos maiores Centros de Educação Ambiental do Brasil, além de um safári a cavalo e a carro aberto pela Transpantaneira. 

BIOLOGIA MARINHA​

Angra dos Reis (Ilha Grande), Aracruz e Guaraparí (ES) ou o Parque Marinho de Abrolhos (BA), abrigam uma das maiores biodiversidades marinhas do nosso litoral. Todo o trabalho na área da Biologia Marinha é feito in loco – coleta de espécimes marinhos, visita ao Ecossitema de Manguezais e estudo do meio. Visita ao IED-BIG (Instituto de Ecodesenvolvimento da Baia da Ilha Grande) em Angra dos Reis. Momento único de aprendizagem, contemplação e admiração. 

BRASÍLIA - DF

Conhecer Brasília, através de uma visita guiada ao Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Itamaraty proporciona aos alunos maior crítica, debate e análise nas três esferas administrativas da capital federal. Visitam também a Esplanada dos Ministérios, o Palácio da Alvorada, além da Catedral de Brasília e o Estádio Mané Garrincha. Uma viagem para o conhecimento.

SÃO PAULO CULTURAL E MUSEUS​

A visita à cidade de São Paulo, vai de encontro à cultura, história e arte. Conhecer o Museu do Catavento com seu riquíssimo acervo nas diversas áreas do conhecimento humano, por si só, ja vale à pena. O MASP, com seu valiosíssimo e renomado acervo artístico encantam os olhos do visitante. Lá é possível conhecer obras de artistas como: Candido Portinari, Anita Malfati, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Picasso, Van Gogh, dentre outros.

O roteiro ainda contempla espaços como o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz,   com suas salas interativas, mostrando a origem e evolução da nossa Língua. O Museu do    Futebol no estádio do Pacaembu e a visita ao Museu Afro-Brasil, além do Memorial da América Latina, enriquecendo esse projeto.

VALE DO CAFÉ - AS FAZENDAS E OS BARÕES / RJ​

Uma das mais belas e ricas visitas pedagógicas pelo interior do Brasil – O vale do Café, com inúmeras fazendas ao longo do fértil e imponente Vale do Paraíba – RJ. A chegada do café no Vale do Paraíba em princípios do século XX, famílias inteiras migraram para a região, a fim de se dedicarem aos negócios da lavoura. Entre tantas, destaca-se a família dos Teixeira Leite, uma das mais proeminentes. Mineradores da região de São João Del Rei, o primeiro a chegar foi Custódio Ferreira Leite Guimarães, futuro Barão de Ayuruoca. Tão cedo, irmãos, sobrinhos e primos tornaram-se fazendeiros de café.

Visita à Fazenda Florença, que pertenceu ao clã dos Teixeira Leite, café da manhã imperial na Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, Museu Casa da Hera em Vassouras, Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí), Fazenda Ana Florença, Fazenda so Secretário, visita à Conservatória – Valença e Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras.

Sarau da República

O “Sarau da República”é acompanhado por oito personagens em figurino de época, que recriam a atmosfera do ano de 1931, quando o país ainda vivia reflexos da grande queda do café. A sensação de volta ao passado fica por conta dos trajes e dos acessórios de época utilizado pelos atores, como um carro Ford 1928 original, além do cenário constituído pela própria fazenda, é claro.

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ / PICO DA BANDEIRA - ALTO CAPARAÓ - MG​

Localizado na divisa de MG com ES, é uma das mais belas paisagens do Brasil. Com quase 2.900 metros de altitude, numa caminhada de tirar o fôlego, adeptos da natureza percorrer à pé mais de quatro horas de caminhada até o topo da Serra onde está oficialmente o Pico da Bandeira. Os meses de Junho e Julho são ideias para a escalada devido às baixas temperaturas – o que é comum estar abaixo de 0ºC, num espetáculo de rara beleza. É um verdadeiro teste de resistência.

CITY-TOUR EM BH E GRANDE BH​

 

Fundação zoobotânica e Conjunto  Arquitetônico da Pampulha, Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade, Espaço Tim do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu Abílio Barreto, Tratamento de água e esgoto, Petrobras, Fiat, Museu de Arte e Ofícios, Estação Ecológica da UFMG, Museu de Ciências Naturais da PUC, Museu das Minas e do Metal, dentre outros.

PARATY COM ANGRA DOS REIS - RJ

Em Paraty, o FIT (Festival de Arte Literária), uma referência do gênero no Brasil, atrai estudantes e públicos de todos os cantos do País.

SOLICITE A VISITA A UM DE NOSSOS COORDENADORES PARA INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Fale Conosco

Estamos prontos para ajudar você a encontrar a melhor opção em turismo pedagógico