Trabalho de Campo


ROTEIROS PEDAGÓGICOS


SÃO JOÃO DEL REY E TIRADENTES - COM PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA

Conhecer a arquitetura das duas cidades é mergulhar no passado de nossa história. Situada na região dos Campos Vertentes, banhadas pelo Rio das Mortes, São João Del Rei e Tiradentes foi palco de violentas batalhas no século XIX. O cenário não poderia ser melhor do que aquele visto dentro da famosa e antiga Maria-Fumaça; trem que liga as duas cidades históricas. Em Tiradentes, encravada ao pé da Serra de São José, cidade de mesmo nome de um dos mais importantes inconfidentes da nossa história, possui inúmeros atrativos turísticos, culturais e religiosos, como a  imponente Matriz de Santo Antônio.

OURO PRETO E MARIANA - COM PASSEIO DE TREM

Estudar e compreender o Barroco Mineiro, o Arcadismo,  a História da Arte e a Inconfidência Mineira, são os principais objetivos desse rico e cultural trabalho de campo nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Depois de visitar as principais obras do artista Antônio Francisco Lisboa, também conhecido por Aleijadinho, as principais igrejas do nosso Barroco e o Museu da Inconfidência, é hora de pegarmos o trem com destino à antiga e fascinante cidade de Mariana. Atravessamos túneis, vales e cortamos montanhas numa viagem que dura exatamente uma hora. 

Áreas do conhecimento: História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências e Artes.

 

 

 

CAMINHOS DRUMMONDIANOS - ITABIRA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A proposta “Caminhos Drummondianos” vem com ideia de resgatar a “Velha Itabira”, cidade situada a 105 Km de Belo Horizonte. Através das referências encontrado nas obras de Carlos Drummond de Andrade, procurou-se traçar na cidade os caminhos percorridos, quer em sua especificidade física, quer no seu conteúdo poético, proporcionando àqueles que assim percorrem, uma noção de espaço geográfico vivenciado pelo poeta. 

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Biologia e Literatura.

Nascente do Rio São Francisco, Cachoeira Casca D'Anta, Hidrelétrica de Furnas e Passeio pelo Lago de Furnas​

DIAMANTINA E PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI​

A cidade fica na borda da Serra do Espinhaço, praticamente dividindo as bacias do Rio São Francisco e do Rio Jequitinhonha. Terra dos diamantes, de chica da Silva e de Juscelino Kubitscheck, a cidade respira cultura, poesia e religiosidade. Vários roteiros culturais são oferecidos: visita à casa de Juscelino, casa de Chica da Silva, Caminho dos escravos, visita à Estação Eólica em Gouveia, mina de diamante a céu aberto, centro histórico e a tradicional vesperata de Diamantina

Áreas de conhecimento: História, Geografia, Arte, Língua Portuguesa, Biologia. 

BELO VALE E CONGONHAS ​

Com visita ao Museu de Congonhas e Fazenda Boa Esperança em Belo Vale​

Uma das mais importantes cidades coloniais de Minas Gerais, Congonhas é bastante conhecida pelas obras de Aleijadinho, artista mineiro do período colonial que retrata esculturas dos profetas em pedra sabão, que juntos com os passos da paixão de Cristo, compõe um acervo que é considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade. A basílica de Bom Jesus de Matosinhos é considerada um dos mais belos templos barrocos do Brasil. Em Belo Vale, a visita ao Museu do Escravo e a Fazenda Boa Esperança, possibilitando ao visitante conhecer um pouco do modo de vida dos escravizados nas fazendas dos barões, utensílios de castigos, objetos pessoais, materiais de devoção e de penitência e materiais de uso domésticos, além da arquitetura das fazendas da época.


SOLICITE A VISITA A UM DE NOSSOS COORDENADORES PARA INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Fale Conosco

Estamos prontos para ajudar você a encontrar a melhor opção em turismo pedagógico